Etiquetas

02/10/2011

ANOS 80 - Era electrónica



Os anos 80 são conhecidos como a década da música electrónica. Nesta época, o New Wave e o Synthpop se tornam os géneros musicais mais vendáveis e populares, assim como toda a estrutura da Dance Music. Surge a MTV e o hip hop; advento da música electrónica nas pistas de dança e as primeiras raves. No underground é criado o rótulo "música industrial" para bandas eletrônicas mais experimentais e obscuras, além de diversas bandas de rock de garagem que dariam origem ao grunge na década de 1990. 
Foi nos anos 80 que surgiu a vertente da música que mais originou variantes, a House music. Inspirada em experimentações sobre batidos dos anos 70, principalmente a disco music, teve como principais representante: Bomb the Bass, S'express, gino latino, Coldcut, entre outros. Em 83 surgiu no underground a sub-cultura gótica (Ver artigo: Gótico (estilo de vida)) na Inglaterra, denominada incialmente como "Dark" no Brasil sendo esta derivada do gênero Pós-punk.



Dentre os artistas internacionais mais carismáticos, destacam-se Michael Jackson, com o álbum Thriller, o mais vendido da história, e que também inventou o videoclipe moderno; a contraparte feminina, Cher, Madonna e Cyndi Lauper, um dos principais ícones fashion de todos os tempos; Tina Turner voltou ao mundo da música lançando um novo álbum, Private Dancer, mega sucesso, além de apresentações eletrizantes ao redor do mundo. Outros cantores que se destacam nessa década são Kylie Minogue, Janet Jackson, George Michael, Boy George, Lionel Richie, David Bowie, Whitney Houston, Paula Abdul, Prince, Billy Idol, Bruce Springsteen, Laura Branigan, Roxette entre outros.


Hard rock também recebe novas influências, com batidas mais fortes e sons de guitarras mais pesados, o que trouxe ao público um dos gêneros musicais mais populares da década: o heavy metal, que, na sequência, também gerou inúmeras vertentes ainda mais rápidas e pesadas, como o trash metal, speed metal e o black metal. Alguns exemplos que se consagram na década neste gênero do rock foram as bandas Iron Maiden, Helloween e Manowar, na versão clássica do heavy metal; e os grupos Metallica, Slayer, Megadeth e Anthrax, no trash metal. Conservando as raízes do hard rock, também merecem destaque os longos períodos de sucesso que tiveram as bandas Bon Jovi, Van Halen, AC/DC, Whitesnake e Scorpions no decorrer dos anos 80.



Outras inúmeras bandas de rock e pop surgiram nos anos 80: Guns N' Roses, Def Leppard, Dire Straits, A-ha, Supertramp, U2, The Smiths, Duran Duran. Algumas, surgidas em meados dos anos 70, só se consolidaram na década de 80; no Brasil, RPM, Ultraje a Rigor, Titãs, Legião Urbana, 14 bis, Barão Vermelho, Kid Abelha, Ira! entre outras.

Dados da Wikipédia






5 comentários:

  1. Vou apreciar e deixo os meus comentários.

    Escala de 0 a 10
    Europe - 3

    Dire Straits - 10, principalmente o primeiro álbum "Communiqué" !!!

    Level 42 - 3

    Pet Shop Boys - 5

    Tears for Fears - 10, mesmo que seja somente pela música "Everybody Wants To Rule The World" e pela segunda que colocaste "Shout". Muitíssimo Boas, ambas !!!

    Prince - 10, embora os videos já eram ! :))

    Duran, Duran - 7

    Bangles - 3

    Não admira sou mais da década de ouro da música pop e rock, entre os anos de 1965 e de 1975

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo,
      Que trabalhêra...
      Até parece que estás a dar pontos nas canções do Eurofestival! hehehehe

      NN,
      Estes teus posts de compilação estão supimpa!
      Ainda não testei mais link nenhum... (a ver se agora funcionam) mas vou clicar primeiro em... (hummm... deixa lá ver...) nos Duran Duran para ver que escolhas fizeste.

      Beijinhos musicalíssimos
      (^^)

      Eliminar
  2. Muito bom este post.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderEliminar

  3. (desta vez acertei... o "Save a Prayer" é A minha canção favorita dos Duran Duran)

    😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com a protecção de dados está quase impossível trazer links novos ou manter os existentes. Temo que o musicais tenha os dias contados.

      Eliminar

NOTA: Os comentários são moderados
1 - Os usados para publicitar o próprio blog serão eliminados.
2 - Os outros, tão breve quanto possível, serão publicados.
Grata pela compreensão.